O Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) é uma autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), criada para prestar assistência técnica e financeira aos estados e municípios e garantir o acesso da população à educação. Responsável também pela gestão de programas e projetos educacionais, o FNDE possuí orientação sobre os projetos básicos e também manuais para elaboração de projetos próprios, destinados a construção de escolas de ensino.
De encontro com o avanço das tecnologias construtivas, o FNDE busca constantemente melhorias em seus processos, dentre elas destaca-se a inclusão de metodologias inovadoras em seu plano de ação, permitindo a liberação e destinação de verbas para tecnologias construtivas modulares, desde que sejam respeitados os requisitos de desempenho e especificidades arquitetônicas de edificações escolares. De encontro a estas diretrizes, a Bloco Urbano adaptou os projetos padrões do FNDE para a tecnologia modular, trazendo consigo a agilidade, segurança e sustentabilidade da construção modular, se tornando uma alternativa ideal para municípios que buscam acelerar seu desenvolvimento educacional através da rápida construção de escolas e creches, com alta qualidade e longa durabilidade, se adequando perfeitamente a cada município e suas particularidades.
O governo brasileiro lançou em 2023 a nova versão do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), com previsão de investimento de R$ 240 bilhões com foco em projetos de infraestrutura, incluindo os setores de educação e saúde. Assim, as entidades interessadas em captar recursos dos programas de assistência financeira como Proinfância, para construção de escolas e creches em seus municípios podem informar esta necessidade em seu Plano de Ações Articuladas (PAR) encaminhando eletronicamente os projetos de construções modulares e demais documentos via Sistema Integrado de Monitoramento, Execução e Controle do Ministério da Educação (Simec).
A grande vantagem que os municípios tem recebido ao implantar os projetos de construção modular, que é o sistema utilizado pela Bloco Urbano, é a agilidade no tempo de construção e entrega da obra, levando menos de 4 meses para finalização de obras de médio porte (até 700 m²), assim é possível acelerar o processo de crescimento educacional proporcionando mais vagas escolares ou até auxiliando em processos emergenciais. Além da rapidez na elaboração de projetos e entrega da obra, a construção modular proporciona um alto nível de materiais e acabamentos, resultando em uma estrutura moderna e com longa vida útil.
Além disso, a construção modular vai de encontro as práticas sustentáveis que vem se tornando cada vez mais fortes no mundo, ela minimiza muito o consumo de água durante o processo, pois não utiliza cimento e até é chamada de construção a seco, ainda, possui baixa produção de resíduos sólidos e permite que seja feito o reuso da água da chuva, bem como a instalação de placas solares para geração de energia renovável, para saber mais você pode conferir este artigo sobre os benefícios das construção com a Bloco Urbano.